Alegria

O Bom Humor e a Saúde

O bom-humor faz bem para a saúde!

Segundo os especialistas que estudam o humor a sério, trata-se do maior segredo para viver bem. Mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo.

“Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa”, diz o clínico geral Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo. Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica. Eis aqui um círculo virtuoso, que Lopes prefere chamar de “feedback positivo”. 

Mas, mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau humor sobre o corpo já seriam suficientes para justificar uma busca incessante de motivos para ficar feliz. Novamente Lopes explica por quê: “O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade”. A vítima acaba maltratando os outros porque não está bem, sente-se culpada e fica com um humor pior ainda. 

Evidentemente, nem sempre dá para achar graça em tudo. Há situações em que a tristeza é inevitável – e é bom que seja assim. Você precisa de tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado”, diz o psiquiatra Teng Chei Tung, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A alegria favorece a integração e a tristeza propicia a introspecção e o amadurecimento.” Temos de saber lidar com a flutuação entre esses estágios, que é necessária e faz parte da natureza humana. 

A alegria também aumenta a capacidade de resistir à dor, graças também à endorfina. Vários estudos já comprovaram isso, alguns deles bem engraçados. Uma dessas pesquisas colocou um grupo com as mãos dentro de um balde de água gelada enquanto passava um filme humorístico. Essas pessoas ficavam com as mãos na água mais tempo que outros sem estímulo divertido.

 

(Fábio Peixoto - Super Interessante) 

Dicas recentes

In hac habitasse platea dictumst. Praesent id nulla id libero sagittis lacinia. Donec quis leo ante, a accumsan est.

Água de Coco

Hidrate-se muito com este rico presente da natureza!

Gordura na alimentação

A gordura muitas vezes é colocada como a vilã de uma boa saúde, porém ela é muito importante para o funcionamento fisiológico do organismo. Um exemplo de sua relevância é que sem a gordura não absorveríamos as vitaminas A, E, K e D. É preciso estar atento às quantidades e à qualidade das gorduras presentes na dieta, buscando obedecer uma proporção entre os ácidos graxos ingeridos.

Os benefícios da alcachofra

Uma flor riquíssima em vários sais minerais que é um grande auxílio para o aparelho digestivo.

Alho previne problemas de circulação

Conheça os benefícios do alho, que ajuda a prevenir problemas de circulação e pode tratar várias infecções!

Pipoca rica em fibras

A pipoca além de rica em fibras, dá uma boa mão para o nosso intestino!