GDS

Método de Cadeias Musculares (GDS)

É a oportunidade de entrar em contato com a nossa casa, o corpo. Tem como objetivo atuar sobre o aparelho locomotor para ajustar o desempenho corporal total eliminando os esforços desnecessários. Procura reprogramar as ações musculares para liberdade do gesto, das articulações e coordenação dos segmentos, devolvendo uma autorregularão. Em outras palavras, restaura o fluxo das tensões, significa SAÚDE.
Problemas relacionados: Dores na coluna, Estresse
Fases da Vida: Adolescência, Fase adulta, Gestantes, Infância, Terceira Idade

Tratamento Oferecido

O método GDS, que leva o nome de Godelieve Denys-Struyf, que foi sua iniciadora nos anos 1960-70, é um método de fisioterapia com abordagem psicocorporal. O objetivo  básico é atuar sobre o aparelho locomotor do aluno ou paciente,  no sentido de otimizar seu desempenho corporal total eliminando os esforços desnecessários.

Procura reprogramar ações musculares devolvendo a liberdade dos gestos, das articulações, das coordenações dos segmentos, levando todo o sistema do indivíduo a uma auto-regulação. Em outras palavras ,busca restaurar o fluxo das tensões, que significa SAÚDE.

Para atingir esses objetivos é preciso transitar pelos trajetos musculares, que chamamos de cadeias musculares, respeitando a fisiologia e a interação das articulações,  através de massagens, modelagens, alongamentos, exercícios, gestos, jogos, danças que são verdadeiros meios de comunicação corporais.

As manifestações gestuais e posturais são palavras, quando ouvidas e compreendidas contribuem para aliviar o desconforto humano.

O método GDS faz uma leitura psicocorporal, que observa, pré-vê as formas e dinâmicas que corpo toma.

"Prevenir é bem melhor que curar, porém para fazê-lo é necessário pré-ver." (Godelieve DenysStruyf).

Profissionais

Conheça os profissionais relacionados a este tratamento: