Auriculoterapia

Auriculoterapia

A auriculoterapia, também conhecida como terapia auricular, é uma técnica de acupuntura da medicina chinesa que utiliza pontos da acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200 pontos) para tratamento de disfunções orgânicas e emocionais. O objetivo é promover a homeostase, isto é, o equilíbrio do corpo.
Problemas relacionados: Alergia, Desequilíbrio emocional, Emagrecimento, Estresse
Fases da Vida: Adolescência, Fase adulta, Gestantes, Infância, Terceira Idade

Tratamento Oferecido

A terapia auricular é um dos métodos terapêuticos mais antigos, utilizada pela medicina chinesa e, também, com registro em outras culturas antigas, como os egípcios. O tratamento se dá a partir da colocação de sementes que irão exercer pressão em pontos específicos do pavilhão da orelha – o qual é composto por tecido cartilaginoso por onde circulam numerosos nervos importantes que atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante. A estimulação da auriculoterapia atua nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu funcionamento normal.

Quando acionado, este microssistema de pontos permite tratar diversas enfermidades de caráter funcional e de caráter neurótico e psicótico, como cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos, etc. A terapia pode ser aplicada, também, para o tratamento de enfermidades de caráter estrutural, como cervicalgias, dores lombares e das pernas, úlceras gástricas e duodenais, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, tratamento para beleza e anti-envelhecimento e dependências, entre outras aplicações.

Profissionais

Conheça os profissionais relacionados a este tratamento: